Os desenhos animados infantis podem influenciar em comportamentos atitudinais das crianças?
A criança ao ver desenhos que possuem atitudes, palavras e comportamentos inadequados são influenciadas a agirem de tal maneira?!
DÚVIDAS TEMPORÁRIAS E CERTEZAS PROVISÓRIAS
QUESTÕES NORTEADORAS
* Quais são as motivações de alguns comportamentos infantis?
* Por quanto tempo a criança precisa assistir um desenho para ser influenciada?
* O que a criança sente a executar essas atitudes?
* Como o adulto pode interferir positivamente nesta fase da criança?
Nós como futuras professoras, estamos preocupadas com algumas atitudes apresentadas em algumas crianças da faixa etária de 3 à 6 anos, pois andam apresentando comportamentos que não condizem com sua idade, e percebendo que algumas dessas atitudes são "copiadas" de desenhos animados, decidimos realizar uma pesquisa com este tema. Para chegarmos à conclusão final realizaremos uma pesquisa com pais, psicólogos e pedagogos.
NOSSO PROJETO
NOSSA PESQUISA
Nossa pesquisa será feita através de um Questionário, feito com pais e mães, e de entrevistas realizadas com psicólogas, pedagogas e professoras.
Nosso questionário teve as seguintes perguntas:
- Quais são os desenhos animados que seu filho assiste?
- Você acredita que esses desenhos animados influenciam no comportamento do seu filho?
- Qual é a frequência que seu filho assiste estes desenhos?
- Você já notou alguma semelhança no comportamento de seu filho em relação aos desenhos animados que ele assiste?
- Qual é sua atitude em relação a estes comportamentos?
- Quais desenhos animados você acha adequado para a faixa etária dele?
- Você acha que há algum desenho animados que seu filho não deveria assistir?
A pesquisa foi realizada com cerca de 75 pais, de crianças de 3 à 7 anos
Segundo à pesquisa, estes são os desenhos que mais são assistidos pelas crianças envolvidas nos questionários, podemos perceber que alguns desses desenhos passam mensagens boas, como outros não. Também podemos observar que os desenhos que são assistidos, muitas vezes não são considerados os adequados para os pais.
Com o resultado dos questionários, podemos identificar quais são os desenhos que são mais populares entre as crianças atualmente, e se eles realmente podem influenciar nos seus comportamentos. Podemos concluir através dos questionários que os desenhos influenciam sim, podendo ser positivamente, como em aprendizagem de músicas, cores, letras, e números... Como também acaba influenciando negativamente, os pontos mais citados pelos pais que responderam a pesquisa foram:
-Brincadeiras de lutas
- Gírias e palavrões
- Falar o "não"
- Não escutar
CURIOSIDADE
Em nossa pesquisa não citamos vídeos do Youtube, pois há uma grande variedade, e seria ruim abordarmos apenas um, porém em nosso questionário, alguns pais relataram não gostar de alguns vídeos do Youtube, entre eles citaram o canal de um Youtuber brasileiro muito assistido pelas crianças, alguns pais dizendo que é bobo, e que realmente não acrescenta em nada. Outros queixavam-se que este canal ensinava palavrões às crianças, e mostrava mal comportamento, fazendo com que as crianças repetissem o mesmo.
SÍNTESE REFLEXIVA FINAL
Durante a execução do projeto surgiram muitas dúvidas, pois ainda não tínhamos certeza em relação ao tema escolhido pelo .grupo. Com a elaboração do projeto, fomos construindo e respondendo nossas questões norteadoras, ao mesmo tempo que vinham mais questões em nosso projeto. Conseguimos responder as dúvidas que apareceram, através das entrevistas com professores, pedagogos, psicólogos e colegas, e também através do questionário aplicado aos pais de algumas escolas de educação infantil. Acreditamos que se tivéssemos mais tempo para desenvolver o projeto conseguiríamos conversar com os pais, realizando uma pesquisa frente com os pais, questionando e respondendo suas dúvidas em relação ao nosso tema. Estamos bastante satisfeitas com o resultado do projeto, pois no início estávamos apreensivas, por talvez não alcançarmos nossas metas e concluir o projeto com sucesso. Mas durante a elaboração do projeto fomos esclarecendo nossas duvidas, e aprimorando nossas ideias, e o ambiente escolhido para a virtualização do mesmo. As duvidas e as certezas foram modificadas durante o decorrer da pesquisa, e a maior dificuldade foi escolher o ambiente no qual desenvolveríamos o projeto e a organização dele, pois nenhuma das componentes do grupo, sabia manejar estes ambientes.